top of page

Livros publicados

capa3-corte.jpg

O livro de Teresa

O livro de Teresa é uma ode à liberdade feminina calcado na cultura negra brasileira de um Brasil remoto e ancestral. Um romance em versos que conta a história de uma mulher que busca preencher o vazio que carrega no peito desde seu nascimento. O livro gira em torno desta personagem que dá nome ao livro, Teresa, uma mulher quilombola que cultiva saudades e traz a alma encharcada de ontens, vivendo o conflito entre o estar feliz e o estar triste.

Livro, Drama, Contos, Histórias, Romande

A esperança banal das quartas-feiras

Esta obra apresenta personagens reais, Renato e Fernando, saídos de histórias pessoais personificados em outros. Renato é aquele que está, e Fernando que pode ser qualquer pessoa. Dois homens maduros que se encontram e se desencontram entre um tinto, um baseado, um café e um cigarro que se acende depois do beijo.

Este é o primeiro E-book de Carlos Renatto e o sétimo lançamento da coleção #breves do selo editorial gueto. O livro é formado por 31 contos breves, esparsos recortes poéticos, que alinhavados, sob ótica pessoal, formam uma única história. Este livro atravessa momentos diferentes da escrita do autor, transformando ideias, rascunhos e tentativas de textos, em contornos de um romance em recortes, filtrado, polido e redesenhado em um texto ágil, fluido e breve, como pedem os tempos atuais, como uma fotografia que registra um único momento em algumas poucas palavras.

Livro, Drama, Contos, Histórias, Romande

Que fique apenas entre nós

O título deste livro sugere coisas veladas, que não se devem ser expostas em público. Mas o que Carlos Renatto faz é justamente o contrário. Ele invade a intimidade de Rafael, Fernanda, Nina, Petra, Teresa, Helena, Dante, Miguel e outros tantos anônimos e exibe, sem firulas, um mundo inteiro de sentimentos e emoções viscerais. Não há espaço para doses homeopáticas. É um verdadeiro tropel de tensões e carências; alegrias e êxtases; fantasias e cruezas.

Preparem-se para se meter (aqui o verbo é usado propositalmente) na vida desses personagens. Eles são tão vivos que, por vezes, parece que, ao invés de linhas impressas, estamos observando um espelho. Um espelho de nossas próprias almas.

Por Thelmo Lins

Livro, Drama, Contos, Histórias, Romande

Memória dos Sentidos

Carlos Renatto é um contador de histórias. O livro está repleto delas. Trechos que dizem do dia, trechos da noite. Trechos que estão além do tempo. Quando tudo está suspenso por um fio, por um chamado telefônico e se escuta do outro lado da linha, o rumo da vida se acelerando.

A cor do avental do menino, a esperança sentada na varanda, a possibilidade através da janela, o desejo que salta do olhar na janela do carro, a cor amarela, a estátua que chora, o enterro, os sapos voadores, as tantas Marias de Minas...

São todas histórias vividas por cada um de nós. Naquele momento de extrema solidão, ou depois deste tempo, quando já é possível a solitude. O leitor certamente, imaginará como sendo suas uma delas. A todas as histórias que são deste livro e que, de certa forma, são nossas também.

 

Por Tânia Cristina Dias

bottom of page